PREFÁCIO PARA O E-BOOK “METRIFICANDO SONHOS”, DE HUMBERTO NETO

 

 

 

UM TÍMIDO PREFÁCIO PARA “METRIFICANDO SONHOS”,

DE HUMBERTO RODRIGUES NETO

(HUMBERTO-POETA) 

 

 

É com o coração balançando entre o orgulho e o receio, que tentarei aqui falar desse sublime Poeta que é Humberto Neto.

Orgulho, vaidade até, por que não dizê-lo?…, pelo convite recebido para Prefaciar esta obra. Receio, porque me sinto um grão de poeira querendo, ambiciosamente, integrar ideias numa atmosfera plena de verdadeira poesia. É muita ousadia, mas uma grande honra também, à qual o meu imperfeito Ego não resiste.

Tal como ele, imperfeitas virão a ser as minhas mais rebuscadas palavras para equacionar a dimensão deste inmensurável Poeta.  Tudo o que eu possa dizer de Humberto Neto ficará sempre aquém da lonjura poética alcançada pelas sua escrita. Do Homem nem falo, ele irrompe naturalmente cristalino através do seu verbo.

Dentro do que me é humilde e humanamente possível, direi que o Poeta consegue aliar uma inspiração divina a uma técnica humana irrepreensível; casar a beleza estética da linguagem com o lirismo do sentimento; reger a compasso cada verso, com a musicalidade e o ritmo próprios de um grande compositor que, neste caso, compõe supremas sinfonias poéticas Metrificando Sonhos.

E mais, usando uma paleta diversificada de conteúdos, o Poeta pinta o Amor, a Guerra, O Social, o Místico, com o mesmo arroubo de encantamento que nos arrasta à contemplação das imagens  como se de uma pintura real se tratasse. 

Crente que sou, como ele, nas vidas sucessivas, atrevo-me a dizer que Humberto Neto não é um Poeta desta existência terrena somente. Ele já manejou a pena com mestria por muitas vidas passadas. É essa experiência acumulada que o faz escrever com a mesma naturalidade com que respira, exalando palavras de Mestre.

E porque me sinto pequena para falar da sua mestria, deixo-vos com o rendilhado de seus versos, mergulhados na realeza dos traços urdidos pela sua pena  Metrificando Sonhos

 Humberto Neto é para ler e silenciar, recolhidos na meditação da transcendência do seu estro.

Pela reverenciada admiração que me inspira o Homem, o Poeta, a Alma que habita este ser tão especialmente privilegiado, só me resta recolher-me agora ao silêncio.

 

Carmo de Vasconcellos

Lisboa/Portugal

9 de Junho de 2007

 

 

Esta entrada foi publicada em Prefácios. ligação permanente.

2 respostas a PREFÁCIO PARA O E-BOOK “METRIFICANDO SONHOS”, DE HUMBERTO NETO

  1. José Riomar diz:

    Humberto, caro amigo,me chamo José Riomar de Melo escrevo sonetos para BR Sonetos onde vi seu livro e tive oportunidade de ver seus belos sonetos. Sonetos que me chamaram a atenção não só pela beleza mas pela métrica e compasso itens primordiais relegados hoje a um plano inferior. Busquei incessantemente seu e-mail e não o encontrando,deixo aqui meu singelo comentário. Escrevo sempre nas páginas de meu Orkut sonetos seus dando,com orgulho e prazer, seu crédito em todos que transcrevo. Quero que vc saiba que tem em mim um fã, um admirador sincero de sua obra e um amigo,embora humilde, na arte de versejar. A você meu sincero abraço e que Deus continue iluminando seu espírito, ampliando cada vez mais seu estro, porque de escritores bem inspirados assim é que nosso povo precisa. Termino meu acanhado comentário com o registro de meu elevado apreço ao amigo. Muito obrigado.

    • Humberto Rodrigues Neto diz:

      Ao amigo Riomar devo confessar que foi com lprofunda emoção e reconhecimento que li seus gentis comentários aos meus poemas. Elogios desse teor são estímulos para que procuremos tentar melhorar ainda mais aquilo que compomos. Agradeço, também, o carinho com que os editas em tua página. Só me penitencio pelo fato de não ter visto teus comentários há mais
      po, pois somente hoje é que tive a oportunidade de lê-los. Um grande abraço deste modesto poeta.

Deixe uma Resposta

