Prefácio para o Livro Interactivo “Um Enigma”, da Professora Ilda Brasil e seus alunos

PREFÁCIO

Um olhar sobre o Romance Interactivo “Um Enigma”,
da Professora e Escritora Ilda Brasil e seus alunos

Por Carmo Vasconcelos

Sensibilizada pela deferência, começo por agradecer o honroso convite para elaborar o prefácio para esta obra, sobre a qual me debruçarei modestamente e sem pretensões a crítica literária, mas apenas como leitora e amante da Palavra.

A escrita interactiva (ou colaborativa) está hoje abrindo novos caminhos, quer na narrativa em prosa, quer na poesia, alargando-se o ramo da interactividade até à criação de obras de arte e à elaboração de projectos; e disso temos numerosos exemplos em sites e blogues presentes na Internet. Mas a escrita colaborativa não é nova nem exclusiva do suporte digital. Já em 1978, foi lançado o livro “Pega pra Kapput”, um dos grandes clássicos universais da literatura gaúcha e – por que não? – da literatura brasileira e mundial também. Edição impressa, da autoria dos escritores Josué Guimarães, Moacyr Scliar, Luiz Fernando Veríssimo e, também, do ilustrador Edgar Vasques, já que o livro continha algumas páginas ilustradas, tipo banda desenhada. Cada um deles escreveu um capítulo. O manuscrito circulava, remetido a cada companheiro para que o continuasse.

Aplicada já no sistema educativo, em tempo real, esta modalidade perspectiva a iniciação à escrita, criando situações de aprendizagem e incentivo, para que os jovens iniciem esse difícil percurso, principalmente, em razão da funcionalidade e da discursividade. Se escrever é um acto complexo – a menos que sejamos donos de uma genialidade nata – a aprendizagem da escrita não é menos complexa. Não se escreve sem o domínio da técnica e não se usa a escrita sem uma forma exteriorizada, envolvente e comunicativa. Aí reside a grande aposta do professor actual: promover a escrita como forma de comunicação, estabelecendo circuitos de interacção facilitadores da produção literária. A escrita interactiva é como aderir a um jogo, tipo puzzle, onde se vão compondo as peças combinatórias. Ela impulsiona e estimula a criatividade dos interagentes em cooperação, criando uma cadeia mental que se articula gerando esquemas imprevisíveis de continuidade ao roteiro inicial, conduzindo quase sempre a um desfecho inesperado. Verificando-se uma permeabilidade de personalidade/estilo/autor, valoriza-se também a componente inventiva dos participantes.

Nesta obra, “Um Enigma”, os dados foram lançados, na prossecução desses valorosos objectivos, pela Professora Ilda Brasil em interacção com os seus jovens alunos. Intercalando, a espaços medidos e bem calculados, a sua própria intervenção como escritora experiente, foi ofertando a deixa necessária à natural insipiência dos jovens escritores, não lhes coarctando, contudo, a criatividade individual, mas segurando o fio da narrativa para que não se perdesse do guião global. O que, a meu ver, resultou numa experiência bem conseguida.

De louvar, é a iniciativa motivadora da digníssima Professora e Escritora Ilda Brasil, bem como a criatividade demonstrada pelos seus jovens alunos que, no desenrolar deste interessante ensaio de romance, souberam criar a desejável curiosidade expectante pelo culminar da estória.

Que seja este livro o precursor de muitos outros, numa continuada directriz didáctica/literária, estimulante e aperfeiçoadora, a todos os níveis valiosa e meritória, a augurar a esperançosa perspectiva de uma geração vindoura de conceituados escritores no panorama das letras brasileiras.
___________

Lisboa/Portugal, em 4 de Outubro de 2011
Carmo Vasconcelos

***
http://carmovasconcelos.spaces.live.com
http://eisfluencias.ecosdapoesia.org

Esta entrada foi publicada em Prefácios com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s